« Novo Livro de Estilo do JPN | Ínicio | JPN no "Jornal de Notícias" »

O desrespeito pela creditação dos conteúdos na Internet

O JPN é um alvo preferencial do desrespeito que alguns órgãos de comunicação social e portais online nutrem pela questão dos direitos de autor na Internet.

A equipa do JPN tem feito um esforço no sentido de combater estes desvios éticos, mas não são raras as vezes em que nos deparamos com imagens do nosso arquivo em sites nacionais ou em páginas do Facebook desses órgãos nacionais. Raramente é demonstrada a preocupação de atribuir os créditos devidos aos autores originais das fotografias, tal como é estipulado pela licença Creative Commons da Atribuição-Uso Não-Comercial de obras derivadas, que o JPN segue.

Num último caso, uma imagem do nosso arquivo serviu, ironicamente, para ilustrar um post, em que o autor alertava para o perigo do plágio. Esta situação já extrapolou a "simples" utilização de fotografias para dar lugar a um caso ainda mais grave, em que, ao folhear um jornal, encontrámos um artigo nosso, praticamente na íntegra, com assinatura indevida de um jornalista do órgão.

As situações são tantas que a equipa do JPN se sente na obrigação de alertar outros órgãos e os leitores para este fenómeno, não deixando de lamentar, profundamente, estas ofensas. É verdade que a Internet promove - e ainda bem - a livre circulação de informação, mas isto não significa que os conteúdos não devam ser creditados. Chama-se credibilidade. É o que o jornalismo é. Ou deve ser.

TrackBack

TrackBack URL para este post:
http://jpn.icicom.up.pt/mt/mt-tb.cgi/6943

Comentários (2)

Sara:

Muito bem.

Antonio Costa:

Completamente de acordo.

Comentar

Os comentários são moderados.