Tecnologia: Vêm aí os carros controlados por telemóvel
O carro em questão já tem um protótipo maior do que o da imagem e o objetivo é aproximar-se do tamanho real de um veículo ligeiro
Foto: DR

Tecnologia: Vêm aí os carros controlados por telemóvel

Três jovens universitários na Austrália construíram o protótipo de um veículo controlado por um smartphone. Os carros telecomandados reais parecem estar cada vez mais próximos.

É uma espécie de carro telecomando pelo smartphone Android que Tommi Sullivan, Michael Lennon e Yukito Tsunoda criaram na Universidade de Griffith, em Queensland, na Austrália. Usaram um brinquedo de plástico de quatro rodas e um smartphone Android para criar um "carro" autónomo, totalmente funcional e que já ganhou um prémio no iAwards de 2013: uma cerimónia que premeia as inovações tecnológicas na Austrália.

Um veículo não tripulado "normal" costuma usar uma câmara ou um sensor de movimentos para se poder deslocar e afastar-se dos obstáculos. Porém, precisa sempre de ser controlado por alguém humano. A novidade deste "carro" autónomo é que a maioria dos sensores são utilizados e controlados pelo smartphone.

O sistema GPS é usado para traçar um caminho e a câmara do telemóvel para ver os perigos no local e analisar informações recolhidas, para que, utilizando esses dados, o smartphone possa enviar sinais para uma série de motores e peças montadas no carro e ligadas ao telemóvel para acelerar, virar ou parar o veículo de forma autónoma, sem qualquer interferência humana.

O próximo passo dos estudantes é reforçar os componentes do carro e conseguir motores maiores para transferir a tecnologia para um protótipo de maior dimensão que já têm construído. Uma tecnologia que promete desenvolvimentos e que pode vir a ser útil em situações de catástrofes naturais, por exemplo.

Pontos: 0 | Classificação: 0